quarta-feira, dezembro 02, 2009

na repartição

a mulher era gorda, muito gorda. e tinha um olhar triste. muito triste. era essa a observação explícita no recinto. além dos sons do ar condicionado como motor de caminhão, e das funcionárias que conversavam quase como se gritando de um prédio a outro, embora estivessem as duas frente a frente. e mais de meia hora para a funcionária que supostamente nos atenderia nos chamar para "preencher" algum formulário que justifique o emprego dela e a lógica ilógica da burocracia e seus entraves.
grávidas, muitas grávidas, e alguns meninos cheios de remela e meleca de nariz. como se reproduz esse povo, meu dEUS! e a médica da junta, a simpatia de quem ama o que faz... querendo mostrar o poder, obstacula até onde não pode e, por fim, carimba como quem dá um soco no papel amarelento, que lembra as remelas do pirralho na sala anterior.
a pessoa mais feliz de todo o cenário é um cachorro que coça as pulgas na calçada e diz bom dia, abanando o rabo; assim que saímos à rua.
nem havaianas se usa direito. as pessoas pisam com pés tortos, compram números de chinelo menor que o pé e ficam os calcanhares sujos à mostra. a mania de tirar um pé do chinelo de plástico e apoiar o pé na outra perna. lembro da "prima-mãe" e o cuidado com a higiene e o corte das unhas de mãos e pés. limpeza básica, que poucos exercem...
e no primeiro sinal, após vencido o primeiro mínimo trecho na guerra de carros que não usam a sinaleira e nem se dão conta de respeito às faixas, mais uma grávida, pedinte, e com um pirralho remelento e melequento no colo. eu penso, vai pedir bolsa família a Lula, vai! Vai pedir bolsa coelha, bolsa superpopulação de miseráveis ignorantes; pra gente alimentar a índia em que vivemos, nos julgando país do futuro. e o futuro é um barco furado, viu?

brasil, terra adorada, entre outras mil, és tu a pátria enlameada...

2 comentários:

AMARela Cavalcanti disse...

os chamados "irracionais" sempre são mais racionais, né?
engraçado e triste isso...

beijos em tu, amora minha!

Kenia Mello disse...

Menina, a vida e suas coincidências. Depois de tanto tempo sem vir aqui, deparo-me com um texto que vem totalmente ao encontro de uma situação que vivi esta semana: a de ser taxada de burguesa, sanitarista e europeizada por pensar exatamente assim como você pensa e descreveu. E, para minha infelicidade (nada, para minha diversão porque esses tipos são verdadeiramente hilários), a criatura em questão, como sabe da minha mudança próxima, atribuiu meus pontos de vistas, que datam de longo tempo, a este fato. Imagina! Como se eu não conhecesse o suficiente de lá para não me iludir como certos deslumbrados que vão à Argentina e se acham cidadãos do mundo. Gente medíocre é uma merda e o pior é que dá cria que é uma beleza.
Beijos,
Kenia (toda trabalhada no tema do Leite de Cobra Hehehehe)